domingo, 14 de setembro de 2008

Dos anseios maiores.

Incrível como o humor de uma pessoa pode mudar tanto e tão rapidamente.

No começo da semana, a bossa nova me fez perceber que sem a tristeza a gente não saberia o quão boa é a sensação de sentir-se alegre e leve. Logo, que bela é a tristeza! Ainda mais por que são nesses momentos sem fim que você super se conhece um pouco mais e quer mudar o mundo, começando por você, é claro.

Em seguida, outra percepções...

Tristeza é um momento necessário. Mas perdurar nela, não. É, no mínimo, angustiante e, por mais absurdo que pareça, a gente se rende a tais momentinhos. De fato é infinitamente mais fácil ficar nesse estado de anestesia, do que fazer o possível e impossível para olhar as situações por outros ângulos, aprender que 'querer ser' é o que importa, que têm coisas que não merecem determinado valor e, daí, TENTAR, no sentido real da atitude, botar um sorriso no rosto.

Não é preciso recriar as tristezas; sempre aparecem novas ou, então, até mesmo as velhas voltam na cara de pau e tomam conta dos dias como elas já sabem fazer direitinho. Mas a felicidade, meu amigo, essa você tem de fazer acontecer! Só depende de você e, exatamente por isso, não é fácil de 'achar' (e olhe que tá bem pertinho!). Achas que ela vem de fora pra dentro como a tristeza algumas vezes? Aaaah, ela é mais esperta... Ela espera você se dar conta de que é preciso inovar, aperfeiçoar, encontrar motivos, praticar diariamente.

Interessante é perceber que é isso, esse misto de sensações diárias, que nos move. É isso que nos leva adiante. Ou melhor, é como você lida com isso que lhe leva adiante. O jeito que se encara a vida com suas oscilações, o dinamismo, o movimento, a vontade, a insatisfação... É só isso que vale mesmo, é só isso que faz crescer. E os resultados das buscas e conquistas já nem importam mais. Na maoiria da vezes, depois de adiquiridos, eles perdem o valor mesmo.

Como foi descrito sensivelmente pelo filme Poder além da vida, é a jornada, e não o destino, que te traz a felicidade.

E assim acaba minha semana.
Na produtividade incomum desses altos e baixos!
E, de repente, ser inscontante é meu forte; é o que me faz viva.

Texto no estilo auto ajuda! Haha, mas tudo isso é mais para eu mesma
me convencer e fazer acontecer do que pra qualquer outra coisa.
Anyway, pra quê se lamentar com o outro lado da moeda? Confie aí
nas suas decisões, Juliana.


Que a tristeza é uma maneira
Da gente se salvar depois.
- cazuza

5 comentários:

crap disse...

só digo que é melhor ser alegre que ser triste. eu não, o vinícius quem diz, mas eu apóio o cara.

Ben-Hur Bernard disse...

A gente só sabe quem é (quem somos) quando encontramos o outro q ñ é a gente. Confuso? Eu acho q ñ. Eu só sei q eu sou eu pq ñ sou outra pessoa, ou seja, a gente só sabe o q é o quê quando temos outras coisas no mundo. A felicidade só é a maravilha q é pq há a tristeza q nos lembra q é hora de sorrir de novo.

Te amo a cada dia mais meu anjinho
bjo0o0o0o

Natália de O. Souza disse...

Concordo muito com o que escrevesse aí, e o resto a gente já conversou no gmail ;p
Engraçdo como nossos pontos de vista sãoparecidos em relação a isso.

Toda vez que eu tiver triste agora, venho aqui ler esse seu post :}

Beijo minha filosofa preferida :* (L)

Sarah disse...

aaah... tenho vários pontos sobre esse texto que eu suuper amei!

1. Dos anseios maiores! Não poderia ter título melhor! :D

2. "Ainda mais por que são nesses momentos sem fim que você super se conhece um pouco." to nessa vibe. sabes, ne?!

3. "De fato é infinitamente mais fácil ficar nesse estado de anestesia, do que fazer o possível e impossível para olhar as situações por outros ângulos..."
NO FILME TUDO ACONTECE EM ELIZABETHTOWN ela diz uma frase que não sai da minha cabeça: "a tristeza é mais facil pq é resignação!" a gente aceita e acha que ela tem que ser. não faz nada pra mudar!

4. QUERER SER! =x

5. "E assim acaba minha semana.
Na produtividade incomum desses altos e baixos." SUPER A CARA DA NOSSA FILOSOFIA DE QUARTA!

Já disse como eu amo, ne?!
Te amo! :*!

Natália de O. Souza disse...

te aminho, mesmo você não me tendo add aqui :~
saudaaaaaaaades little ju!